Jovem de 13 anos vende sua startup por R$ 600 mil
Ser um empreendedor é superar desafios, ter agilidade para lidar com problemas e muita garra para conquistar aquilo que se deseja. Diante de tantas dificuldades, é comum que certas pessoas não tenham afinidade com a prática. Já outras parecem que nasceram para isso. Segundo Davi Braga, hoje com 19 anos, é o segundo caso que o define. “Sou empreendedor desde que me conheci como gente”.
Na época, o jovem percebeu as dificuldades que sua mãe tinha na sua loja de materiais escolares em suprir a demanda de clientes e ele criou uma plataforma que simplificasse o negócio da mãe. Foi aí que nasceu a startup List It, em 2014.
David vendeu sua startup quando tinha 13 anos, ao participar do programa Shark Tank:
Como funciona?
O negócio é um marketplace que une lojas de materiais escolares e clientes. O diferencial se encontra na maneira como a plataforma opera. Lembra-se daquelas extensas listas de materiais escolares que você precisava comprar quando estava na escola? A List It automatiza tudo isso.
Tudo que o usuário precisa fazer é informar a instituição de ensino, a região e o período que o aluno está cursando. Após isso, toda lista de materiais necessários para aquele ano letivo é exibida e a compra pode ser realizada por ali mesmo.
O negócio estava indo bem. Em 2016, a List It faturou cerca de R$ 600 mil. Mas o rumo do negócio estava para mudar no ano seguinte.
Em 2017, Braga se mudou para os Estados Unidos. Isso teve um impacto significativo para a empresa, que começou a desandar. “Um barco sem comandante fica desgovernado”, diz. Mas a ideia persistia – o jovem apenas precisava descobrir como expandí-la. É aí que Erick Moutinho e sua startup, a Eskolare, entram nessa história.
A Eskolare
Aliviar a demanda das escolas e facilitar a vida de famílias e fornecedores: essa é a proposta da Eskolare.
Criada em 2017 pelos empreendedores Anderson Moutinho, Erick Moutinho e Victor Barros, a startup fatura desenvolvendo lojas virtuais para instituições de ensino. Nelas, de materiais escolares até excursões podem ser comprados pelos responsáveis dos alunos.
Segundo Erick Moutinho, todo mundo ganha com o negócio. Segundo ele, as escolas têm diversos processo burocráticos que podem ser automatizados. Já os pais dos alunos conseguem administrar suas contas e a vida escolar da criança com mais facilidade. “Não tem mais aquele coisa de mandar o dinheiro na agenda da criança, por exemplo. Tudo é feito online”, diz.
tualmente, 50 fornecedores e 190 escolas estão utilizando a plataforma.
A união faz a força
Para escalar, a Eskolare conta com um plano de expansão agressivo. Parte dele envolve a aquisição da List It, confirmada neste mês. A transação movimentou R$ 600 mil e, como parte do acordo, Braga se tornou acionista da Eskolare.
Segundo Braga, a venda da List It se mostrou como uma forma de aumentar o alcance do seu negócio e vencer a sazonalidade. “Com a Eskolare, eu posso ter braço para fazer a minha ideia alcançar diversas partes do Brasil.”
Já a Eskolare se beneficia integrando o portfólio de clientes que a startup de Braga já possui. De acordo com Moutinho, a ideia é que Davi Braga – conhecido desde jovem por sua trajetória empreendedora – também gere mídia para os negócios. Para isso, o jovem também foi nomeado embaixador da marca.
Agora, o objetivo é procurar outras instituições de ensino dispostas a formar parcerias. A expectativa é que até o final de 2020 a empresa movimente R$ 17 milhões em transações.
Fonte: Grandes Empresas & Grandes Negócios.