MatériasSegurança

Privacidade hackeada expõe a guerra pelos seus dados na Internet (NetFlix)

Documentário mostra a investigação sobre o uso de dados colhidos em redes sociais pela Cambridge Analytica sem o consentimento de seus usuários.

Você já deve ter percebido que ao clicar em um anúncio que encontramos em algum site na Internet, ao visitar outros sites, ele reaparece e começa a te perseguir em todos os sites que você visita!

E quando você está conversando com um amigo(a) sobre algo que está interessado(a) em comprar, sem que você tenha digitado em algum lugar, você começa a ver propagandas nos sites que está visitando.

Com certeza nessa altura do campeonato você deve ter autorizado o acesso ao seu microfone no uso de alguns aplicativos e com isso os “robozinhos” estão lá, trabalhando.

As suas conversas, seus hábitos, suas localizações, buscas na Internet, likes em redes sociais, tudo isso é coletado em tempo real.

Por trás disso tudo, um mercado trilionário coleta, vende e manipula todos esses rastreios, traçando seu comportamento pessoal, social e psicológico em informação valiosíssima!

A grande investigação

O grande palco dessa virada foi há três anos (2017), quando a Cambridge Analytica trabalhou em favor à campanha do atual presidente dos Estados Unidos: Donald Trump.

A grande jogada foi analisar o comportamento de mais de milhões de Americanos e iniciaram a guerra da informação, influenciando as escolhas dos eleitores através de posts nas redes sociais.

Toda essa história da Cambridge Analytica foi desvendada porque um professor de Nova York não aceitava não ter controle sobre seus dados.

A história de como ele foi a Justiça atrás dos seus direitos é contada no documentário: Privadicade Hacketada – Netflix

Trailler
Leia mais sobre a LGPD e qual é a sua parte nessa história:

Estaremos detalhando em um artigo sobre a engenharia dos cookies, porque os websites disponibilizam em suas páginas e porque também precisam se adequar à LGPD.

Comentários