Artigos

Do Telefone ao WhatsApp

Quem lembra dos anos 80/90, deve lembra o quanto era difícil era ter um telefone em casa e ainda mais que o sistema de telefonia, composto por um par de fio trançado de metal, não chegava à toda população.

Para suprir a população, a então Telesp criou plano de expansão, o que não só ocorreu em São Paulo e sim, em todo o Brasil naquela época.
O Plano de Expansão da Telesp funcionava da seguinte forma: O assinante da linha telefônica pagava um carnê por até 6 anos (e olha que o negócio era caro viu) e com isso se tornava acionista da companhia e com o montante arrecadado, as “Teles” teriam dinheiro para poder criar o projeto de expansão da rede.

Bom, o restante da história você deve já saber: Veio a Internet e em praticamente 20 anos, mudou tudo:

Começou com aplicativos de mensagem instantânea como IRQ, depois o ICQ, Microsoft MSN e outros que surgiram simultâneamente, tentando ganhar mercado e estamos aqui com o número 1: O WhatsApp, que reune o antigo Pager (torpedo –> Mensagem instantânea –> SMS), áudio e vídeo!

A mudança veio em uma exponenciação incrível porque tudo quanto é dispositivos que poderíamos imaginar que teríamos foi reduzido à um único equipamento: O Smartphone!

Já pensou no que nos espera para os próximos 20 anos?

O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922).

Foi ele quem registrou a primeira patente de invenção em março de 1876, horas antes de outro estudioso, Elisha Gray. O registro deu início a uma das mais longas batalhas judiciais por patentes da história.

Norberto Gomes

Comentários