Projetos

Projeto de Reestruturação de Rede

30/03/2019

Neste projeto, desenhei uma estrutura baseada em um cenário ideal para os equipamentos já existentes e de forma que houvesse um custo/benefício que fosse atrativo para o cliente e de forma que a empresa continuasse a trabalhar, sem interrupções que comprometessem o atendimento, que funcionava 24 horas, 7 dias por semana.

O cenário:

Neste cenário, haviam 2 conexões domésticas de Internet: Vivo e Live Tim. Porém a troca de Internet quando havia interrupção de alguma delas era feita manualmente. Os dois modems tinham a mesma configuração de rede LAN.

Um Roteador Gigabit VPN Dual WAN SafeStream TL-ER6020 estava disponível e desligado, era hora de revivê-lo, testá-lo e então, configurá-lo para fazer Load Balance entre as 2 Internets e na falha de uma delas, continuar provendo acesso para toda companhia.

Foram configurados os 2 roteadores das operadoras com redes LAN difrentes e conectados 1 em cada porta WAN. Na configuração do roteador, foi dado preferência para a conexão com a VIVO e que somente iria “chavear” para a TIM quando houvesse algum problema de acesso com a primária.

A configuração do range de IP da rede Interna da empresa foi mantida e nenhum equipamento sofreu mudança de IP, até mesmo porque câmeras IP´s e equipamentos de monitoração estavam sendo utilizados e não poderiam ser reconfigurados.

A topologia da rede foi desenhada e então só restava a aquisição de novos switches e a HP foi escolhida pelo seu custo x benefício, fazer a configuração e fazer a passagem de um cabo CAT6 do Térreo para o rack que ficava no sub-solo da empresa, para então começar a troca de cabos nos computadores. O Switch ficou em um rack de teto e ao estar conectado na rede, cada porta, conectada à um cabo CAT5e iria até um computador que estivesse conectado ao switch antigo e com isso foi feito então a inutilização de todo cabeamento antigo no térreo. O mesmo procedimento foi feito na instalação de swiches nos outros 2 andares e com isso todo o rack ficou bem minimizado de cabos e bem “penteado”.

Rede Lógica:

A nova rede estava prestes à receber com um servidor HP com o Microsoft Hyper-V core instado com uma VM (Máquina Virtual Windows Server 2016 para prover domínio de rede, DNS e DHCP. O papelo de DHCP que era feito anteriormente pelos roteadores das operadoras foram desabilitados, até mesmo porque desta forma, somente um IP seria provido de cada um deles para o roteador de Load Balance para previnir que alguém pudesse conectar qualquer equipamento diretamente no modem da operadora e não passasse pela rede e muito menos pelo Firewall que seria futuramente instalado.

No servidor HP foram instalados 2 SSD´s de 480G em Raid 0 para o sistema operacional e 4 em Raid-5 para os dados. Não havia um plano de backup. A empresa iria buscar uma solução externa.

Toda a configuração foi feita em um sábado e a chave foi virada na segunda-feira, durante o horário de almoço, por ser o melhor horário de teste efetivo por estar os 30 funcionários na empresa. Apesar de que nos processos da ITIL em Gerenciamento de Mudanças esse não ser o melhor horário, fora solicitado pelo próprio cliente.

Todo o processo para o ongoing na nova rede demorou 15 segundos e nenhum problema fora registrado.

A foto com a finalização do cabeamento não foi feita, uma vez que a troca dos mesmos foi executada por funcionários da própria empresa.

Abaixo o esboço da topologia da rede e ilustração do início das identificações dos cabos e equipamentos.

Comentários