Iniciativa do Google oferece endereços digitais para moradores de Paraisópolis
O Google e a startup de logística Favela Brasil Xpress, e em parceria com o G10 Favelas, anunciou que vai liberar endereços digitais para os mais de 100 mil moradores da comunidade de Paraisópolis, considerada a segunda maior de São Paulo.
O objetivo do projeto é possibilitar o acesso dos moradores e empresas da região a serviços e recursos em seu dia a dia, como o atendimento de saúde emergencial e o recebimento de correspondências e mercadorias, entre outros. Os endereços digitais serão gerados através do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita desenvolvida pelo Google, e estarão disponíveis para os moradores a partir de maio deste ano.
O projeto tem, inicialmente, meta de gerar cerca de quatro mil endereços digitais até junho, e ampliar até o fim do ano esse número para 30 mil — o que deve ser suficiente para todos os moradores de Paraisópolis, segundo as estimativas.
“Nosso objetivo é usar a tecnologia para permitir que os moradores de Paraisópolis e empreendedores aproveitem o benefício de ter um endereço em áreas nas quais não há um serviço de código postal, promovendo maior acesso a serviços básicos, facilitando a logística e gerando oportunidade de inclusão social e econômica para toda a comunidade”, explica Newton Neto, diretor de parcerias globais do Google para a América Latina.
Como funcionará na prática:
Além disso, a Americanas S.A. pretende, até o fim do segundo semestre de 2022, integrar sua plataforma de e-commerce à tecnologia do Plus Codes, permitindo assim que compras online sejam entregues em Paraisópolis, buscando dar mais fluidez e logística na região, que é atualmente atendida por meio da iniciativa Americanas na Favela.
Por fim, para que o projeto possa ocorrer, o Google disponibilizará acesso à ferramenta Address Maker — aplicativo gratuito do Android que permite que governos e ONGs criem endereços facilmente usando Plus Codes — para o time da Favela Brasil Xpress, além de treinar a equipe da startup para realizar a coleta de endereços e atualizar o mapa com as vias faltantes, e também fornecerá créditos de nuvem no Google Cloud para a Americanas S.A., que concentra os investimentos na operacionalização do projeto na comunidade e entre os entregadores, e na integração em seus sites e apps de e-commerce.
Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | CanalTech – Todos os Direitos